Praias de Aquiraz – Ceará

34559



Elas ficam bem pertinho de Fortaleza, a apenas 27 Km, no município que foi a primeira capital do estado, repleto de monumentos histórico-arquitetônicos. As praias de Aquiraz reservam algumas das paisagens mais bonitas do Ceará, formando nada menos que 36 Km de águas muito claras e limpas, grande infraestrutura turística e uma brisa constante que mantém o clima tropical ainda mais gostoso.



Primeira capital do estado, cidade preserva joias históricas

As praias de Aquiraz com certeza são o grande atrativo local, mas estão longe de serem o único. Quem chega na cidade vai ter que dividir o tempo entre as belezas naturais, as históricas e os prazeres da culinária local. No Centro Histórico e Cultural os casarões, palácios e igrejas centenárias convivem com a delicadeza do artesanato em rendas de bilro, bordados, peças de labirinto e miniaturas que, de tão perfeitas, parecem jangadas de verdade.

Conhecer locais históricos como as Ruínas dos Jesuítas, o Mercado Velho, a Praça da Matriz, a Igreja da Matriz, o Centro das Rendeiras, o Porto das Jangadas, a Vila do Capitão Mor e o Centro de Artesanato é fazer uma verdadeira viagem no tempo. Difícil é resistir a tanta beleza que, além de estética, também traz conteúdo.

Meio ambiente e modernidade caminham de mãos dadas

Quando o assunto é a natureza, no entanto, as praias de Aquiraz são exemplos de como a convivência entre o novo e o antigo, a tecnologia e o meio ambiente podem ser harmoniosos. A famosa Praia do Porto das Dunas é uma das grandes representantes dessa parceria de sucesso.

Lá, os 10 Km de um mar muito azul cercado por dunas brancas convivem em plena sintonia com resorts luxuosos, casas de veraneio, bares, restaurantes e o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. A praia mantém suas características originais ao mesmo tempo em que oferece todo o conforto aos visitantes, que encontram muitas opções de lazer no local. O projeto do Beach Park, por exemplo, foi desenvolvido de forma a se integrar na paisagem, tornando o lugar ainda mais bonito.

Sol, beleza e tranquilidade

Além da Praia de Porto das Dunas, pelo menos outras cinco completam a paisagem do município e os dias de descanso inesquecíveis. A Prainha, por exemplo, fica bem na Barra do Rio Catu e é cercada por pousadas, hostels, restaurantes, bares e barracas. As águas muito claras que contrastam com os coqueirais formam uma lagoa sazonal onde as crianças se esbaldam de brincar. Quando sair de lá, vá conhecer as famosas rendeiras locais e delicie-se com o trabalho maravilhoso que elas produzem.

A próxima praia é a do Presídio, pertinho da Praia do Iguapé. Mas não se assuste, não há qualquer casa de detenção no local, o nome é uma referência ao antigo presídio onde os holandeses ficaram detidos depois das batalhas pela retomada do Ceará durante a Invasão Holandesa, em 1654. Hoje o que há são construções modernas, muitos bares, restaurantes e hotéis além de uma fonte de água natural.

Já a Praia do Iguape as duas dunas móveis emprestam sempre um visual diferente à natureza exuberante, composta ainda por um pequeno manguezal. Imagine uma enseada formada por várias dunas (da Ponta do Iguape) cobertas por vegetação rasteira e fontes de água que nascem em suas bases. E olha só que interessante: reza a lenda que, se hoje há no local uma charmosa vila de pescadores, no início da colonização brasileira a enseada servia de porto aos piratas que margeavam a costa.

Prepare-se para um visual completamente diferente

A areia cheia de cristais pretos fica prateada quando o sol bate na Praia do Barro Preto. O lugar é rústico, ideal para quem quer fugir da movimentação intensa, gosta de mergulhar, pegar onda e comer bem: há vários bares com petiscos à base de frutos do mar e cerveja bem gelada, além de algumas com comidas exóticas. Tem pousadas e áreas de camping, além de casas de pescadores para temporada.

Já na Praia do Batoque, a grande atração é a própria natureza, já que, apesar de ter uma grande extensão, ainda não foi muito explorada. As jangadas dos pescadores completam a paisagem de coqueiros, areias brancas e mar muito azul e calmo, mas há barracas onde é possível se deliciar com os partos da cozinha local. Programa para a família toda.


Gostou da Praias de Aquiraz?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: