Praias de Canoa Quebrada – Aracati – Ceará

7207



Verdade seja dita: a Praia de Canoa Quebrada já “nasceu” mais do que uma praia, praticamente um estilo de vida. A história desse pedacinho de paraíso remonta a 1650, mas foi a partir da década de 70 que esse lugar abençoado por temperaturas entre 27 e 30ºC o ano inteiro ganhou fama internacional.



A lua e a estrela, encravadas na falésia avermelhada, já foram cantadas por Caetano Veloso, adornaram anéis e cangas e percorrem o imaginário místico desde que um muçulmano, arrependido das farras sem fim junto com os colegas de uma equipe de cinema francesa, decidiu gravar os símbolos para sempre no local tentando fazer as pazes com Alah.

E isso foi na década de 60. Dez anos depois a Praia de Canoa Quebrada já não era mais apenas um mini vilarejo de pescadores, era toda uma filosofia de vida hippie que atraía pessoas de toda parte do mundo.

Cenário lindo

Vamos ser sinceros: a 165 Km de Fortaleza, no município de Aracati, a Praia de Canoa Quebrada impressiona até hoje, com suas falésias alaranjadas com mais de 30 metros de altura e lagoas de água salgada que surgem inesperadamente entre as dunas. Do alto da maior delas é reservado um dos maiores espetáculos locais, a apreciação do pôr do sol de Canoa, um dos mais bonitos do Brasil e considerado um verdadeiro spa energético.

Os passeios de bugre, outra grande atração da região, a cada dia mostram uma paisagem diferente formada pelos ventos que movem as montanhas de areia. Isso quando o céu não está tomado de cores por kitesurfes e parapentes que participam do Festival Internacional dos Ventos, quando pilotos irados de toda parte disputam acrobacias alucinadas. Isso porque lá a natureza realmente é privilegiada para quem gosta dessas modalidades, com águas calmas, correntes ascendentes de ventos quentes que chegam do leste de até 30 nós.

A vila, em si, é uma atração à parte, com um calendário de festas de tirar o fôlego e que já começa o ano com uma festa de Réveillon deslumbrante, quando milhares de pessoas se reúnem na praia e na Praça Dragão do Mar para comemorar a chegada do novo ano. A agitação segue meses afora, com Festa de Reis a fantasia em janeiro, carnaval, muita farra nas festas juninas, Regata do Estêvão de jangadas em setembro, Canoa Blues em outubro, Festival de Curtas em novembro, a Canoa de Luz em dezembro, para começar tudo de novo com o Réveillon.

Onde ficar na Praia de Canoa Quebrada

Onde ficar, não falta, já que a Praia de Canoa Quebrada oferece hoje quase uma centena de hotéis, pousadas e hostels, além de passeios organizados para os principais pontos turísticos da região, como o Rio Jaguaribe, o Parque das Dunas e Lagoas, e as praias da Ponta Grossa e Garganta do Diabo. Mas segure o fôlego, porque Canoa oferece uma night para ninguém botar defeito, a começar pelo nome da principal rua e que já indica o glamour da noite: Broadway.

É lá, na Broadway, que você vai conhecer o paladar de Canoa e todos os seus temperos, da culinária à balada, que corre solta depois das 22 horas. Os muitos drinques embalam do reggae ao forró, do axé ao dance, do rock à eletrônica nas boates que também ficam na mesma rua dos restaurantes e só terminam quando o dia raiar.

Depois, ou antes, disso tudo, só fazendo compras para levar um pedacinho de Canoa com você. Aí a dica é escolher entre as cestarias ou a renda de labirinto, uma tradição da vila que remonta à chegada dos portugueses ao local no século XVIII e é passada de geração em geração pelas labirinteiras. São cortinas, tapetes e colchas que vão fazer você lembrar do paraíso cada vez que olhar para elas – e querer voltar correndo para a Praia de Canoa Quebrada.

 


Gostou da Praia de Canoa Quebrada?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: