Praias de Guarapari – Espírito Santo

26441



Que o litoral do Espírito Santo é maravilhoso, disso ninguém duvida, mas privilégio mesmo é poder contar com as praias de Guarapari, algumas das mais belas do estado. A combinação perfeita entre lazer e infraestrutura fazem do município um destino perfeito para férias ou feriado, combinando uma grande variedade de tipos de hospedagem – hotéis, pousadas, hostels e campings – restaurantes, bares, calçadões, vida noturna e ecoturismo com paisagens de tirar o fôlego. Praias como a da Areia Preta, do Morro, Castanheiras, Enseada Azul e Meaípe encantam com suas águas cristalinas e areias monazíticas douradas e pretas.

E tem praia para todo mundo, da galera jovem às famílias mais tradicionais com crianças pequenas e idosos, assim como há gastronomia para agradar aos mais variados paladares. Se a ideia é sentar e relaxar, as praias de Guarapari – ES são a pedida certa, mas quem quer sossego deve pensar em ir fora de temporada, porque com toda essa beleza e infraestrutura, a maioria das praias fica simplesmente lotada no verão.



Como cada uma tem sua característica, então o legal é fazer um roteiro e curtir um pouquinho de cada uma delas nos dias de folga. E aproveitar ao máximo esse pedaço de paraíso da chamada “Cidade da Saúde”. Com certeza as praias de Guarapari em Espírito Santo são uma das maiores belezas naturais do Sudeste brasileiro.

 

Praias de Guarapari em Espírito Santo

Praia de Meaípe

Quem está no Centro de Guarapari em menos de 10 minutos chega à Praia de Meaípe, uma vila de pescadores a apenas 51 Km de distância de Vitória que parece saída de um cartão postal, na chamada Nova Guarapari: não é à toa a Revista Quatro Rodas a classificou como uma das dez mais bonitas do Brasil.

De um lado, coqueiros emolduram recifes e formações rochosas formam pequenas piscinas naturais, de outro, castanheiras servem de fundo para as suaves ondas que batem calmamente na areia firme e grossa em seus 4km de extensão.

No entorno, o comércio de artesanato da vila mostra a habilidade dos moradores e uma grande quantidade de bares e restaurantes serve a famosa comida capixaba, inclusive a fantástica moqueca sem leite de coco nem azeite de dendê. À noite a balada corre solta principalmente no verão.

• Praia do Morro

Os 4Km de praia oferecem infraestrutura de primeira, com calçadão, bares, quiosques e uma iluminação noturna que torna a agitação da noite ainda mais especial. Praia urbana, bem na sede de Guarapari, a Praia do Morro é cercada por grandes e luxuosos edifícios, oferecendo trechos para banho e outros para o surfe, windsurfe e demais esporte aquáticos, já que, apesar das ondas fortes, a arrebentação é bem extensa, com várias profundidades. No calçadão, o projeto paisagístico inclui ciclovia, quadras esportivas, banheiros e quiosques, com campeonatos e eventos culturais.

• Praia D’Ulé ou da Sereia

Essas são para quem gosta de praias afastadas e semidesertas para pegar onda. Pertencentes ao Parque Estadual Paulo César Vinha, são 4Km de extensão de ondas claras e fortes e areia fofa com formação de dunas cercadas por restinga e um pouco do que sobrou da Mata Atlântica original. Conhecida também como Praia da Sereia por causa de um bar, o nome D’Ulé é em homenagem a um pesquisador estrangeiro que estudou e classificou as dunas locais. Bem pertinho há um complexo lagunar.

O paraíso, no entanto, tem seu preço. Como pertence a um parque estadual, lá não é permitido acampar, fazer churrasco nem fogueiras, retirar qualquer planta ou parte dela, alimentar, caçar ou molestar animais ou levar animais domésticos e também é proibido ligar aparelhos de som que a níveis audíveis pelos demais banhistas. Apesar disso, não se engane: o local vive cheio de surfistas e turistas que respeitam as regras.

• Praia da Areia Preta

Internacionalmente conhecida, ela é um verdadeiro ícone do município, com suas areias pretas com alto teor de imenita e radioatividade causada pelo tório: ao longo dos apenas 200 m de praia, gente do mundo inteiro, principalmente idosos, a procuram para aproveitar os benefícios para males como artrose, atrite, reumatismo e os demais que afetam as articulações.

Localizada bem no Centro da cidade, ela é uma das mais procuradas do município. No calçadão, quiosques, banheiros públicos, lanchonetes e área de estacionamento garantem a infraestrutura, além da Feirinha de Artesanato.

• Praia das Castanheiras

Mar azul levemente agitado, muita sombra e uma larga faixa de areia dourada fazem da Praia das Castanheiras uma das mais procuradas do Centro de Guarapari. Ao lado fica a minúscula, mas muito charmosa Praia dos Namorados, cuja lenda diz que um casal foi enfeitiçado pela beleza do lugar. Com apenas 75 metros de extensão, é separada da Praia das Castanheiras pela Pedra do Trampolim, cujo sulco natural é usado para mergulhar.


Leia nossas artigos sobre as melhores praias de Guarapari:

Praia de Setiba – Guarapari
Praias de Enseada Azul – Guarapari
Praia de Bacutia  (Enseada Azul) – Guarapari

 

Veja também: