Praias de Imbituba – SC

39792



Que os bons ventos o levem… Para as praias de Imbituba! Que surf que nada, o negócio por lá é voar sobre as ondas, só que literalmente. Durante o ano inteiro os adeptos do kite e do windsurfe encontram no lugar ventos perfeitos para a prática desses esportes, e se arriscam em manobras cada vez mais radicais na maioria das nove praias de Imbituba. Mas é claro que tem lugar para o surf também, afinal estamos em Santa Catarina.

Uma vez ao mar, no entanto, há muito mais o que fazer e que nem sempre depende de uma prancha: basta dizer que um dos símbolos da cidade é a baleia-franca. Se você aparecer por lá entre junho e novembro, esse é um espetáculo que você não pode perder. Os gigantescos mamíferos seguem para as praias de Imbituba para procriar e amamentar os filhotes, e até da praia mesmo eles podem ser vistos.



E, acredite, essa é uma cena que merece ser vista, principalmente se pensarmos que durante mais de 300 anos a Baleia Franca foi caçada no mar de Imbituba. Hoje, no entanto, a preservação da espécie conta com protetores, museu e um centro de estudos.

Lindas praias de Imbituba e suas baleias

Você acabou de chegar na cidade e mal consegue se conter para ir para as praias de Imbituba. Normal, mas antes aproveite para ver as baleias de pertinho, essa é uma oportunidade imperdível. Durante a temporada de procriação os passeios de barco partem da Praia do Porto com duração entre 90 minutos e três horas, e chegam a cerca de 30 metros dos animais.

Mas antes, para entender bem o que você está vendo, dê um pulinho na Praia de Itapirubá e visite a sede do Projeto Baleia-Franca. Já na Praia do Porto, em um antigo casarão colonial onde era extraído o óleo das baleias durante os três séculos de caça fica o Museu da Baleia, com exposições, ilustrações e artefatos desde o século XVII. A praia também é boa para o surf e, a apenas 3 Km do Centro, também tem como atrativos os navios naufragados. A Praia de Itapirubá é uma das mais bonitas das praias de Imbituba, mas na verdade são duas separadas por um pequeno morro. A região com dunas e lagoas é de encher os olhos.

 

Divirta-se no sandboard e depois mate a fome em um dos muitos restaurantes

Para quem gosta mesmo de aventura a dica é o sandboard nas dunas muito brancas da Praia da Ribanceira, que tem apenas 50 metros de extensão e é uma das visões mais bonitas de Santa Catarina. As rochas que saem do mar transparente dão um charme todo especial ao local, que tem como uma de suas características a areia sempre úmida. O mar aberto é propício para o surf e a pesca.

Depois disso tudo deve dar fome, então escolha entre alguns dos muito bons restaurantes especializados em frutos do mar. A oferta é farta, mas há também pizzarias, lanchonetes e todo tipo de comida. Mas se a ideia é conhecer os restaurantes mais descolados da região, a dica é ir para a Praia do Rosa, a 23 Km do Centro.

São apenas 2Km de extensão de areia clara e enseada em meia lua e costões ladeando cada extremidade e oferecendo trilhas muito legais. Legal também é a Lagoa do Meio, de água salgada, verdadeiro refúgio para as famílias e casais, enquanto o pessoal do kite e do Wind “massacram” as ondas aproveitando os ventos perfeitos. Curiosidade: até a década de 80 a Praia do Rosa era considerada lugar de hippies e de pescadores, mas a partir da década de 90 empreendimentos imobiliários de alto luxo transformaram o local em um balneário de luxo.

E por falar em Wind e kitesurf, a rústica Praia da Ibiraquera é o endereço preferido dessa galera. A 13 Km do Centro, ela reúne mar, lagoa e dunas de mais de 30 metros de altura, formando paisagens deslumbrantes. No local é farta a oferta de pousadas aconchegantes e restaurantes de frutos do mar.

Famosa, ondas da Praia da Vila chegam a 5 metros de altura

Apesar de urbana, a internacionalmente famosa Praia da Vila é uma das mais belas e também uma das mais movimentadas, claro. Mas o motivo não é apenas a proximidade com o Centro, lá é também um verdadeiro centro de observação das baleias-franca, que no inverno chegam a apenas 20 metros da praia.

Além disso, a paisagem de seus 3 Km de extensão é deslumbrante, mas suas ondas são consideradas perfeitas graças ao posicionamento das ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora e o Costão: as ondas chegam a 5 metros de altura, levando os surfistas à loucura. No local fica ainda a Trilha Ecológica do Farol, que reserva algumas das mais belas paisagens do Sul brasileiro.

Já que o assunto é trilha, a Praia do Luz, entre a Barra da Lagoa da Ibiraquera e o Morro do Canto Sul da Praia do Rosa, oferece uma excelente trilha sobre o morro até a Praia do Rosa. O entardecer no local é simplesmente majestoso. É por trilha também, é só por trilha, aliás, que é possível chegar na Praia Vermelha, uma pérola selvagem sem qualquer infraestrutura e cujo acesso só é permitido pela Prefeitura através de duas trilhas: uma que parte do Costão da Praia do Ouvidor, em Garopaba, e outra pelo Rosa Norte. Difícil é escolher apenas uma das praias de Imbituba para ficar.


Gostou da praia praias de Imbituba?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: