Melhores Praias de Itacaré – Bahia

12845



Itacaré é rica em belezas naturais: praias, rios, cachoeiras e mangues.  Seu litoral é formado por praias e morros cobertos de coqueirais e Mata Atlântica preservada, diferente da aparência típica da Bahia, de dunas e falésias. Não bastasse sua beleza, Itacaré também é famosa pelas melhores ondas da Bahia.

Melhores Praias de Itacaré

As praias de Itacaré apresentam um visual variado. Na cidade, apresentam uma infraestrutura boa, já as mais afastadas, acessíveis apenas por trilhas, compensam sua falta de conforto pelas maravilhosas paisagens que tem a oferecer.



Apesar do grande movimento de turistas, a região é preservada e oferece muitas opções de ecoturismo. O centro da cidade tem casarões coloniais, herança da época de ouro do Cacau, hoje transformados em restaurantes e lojas.

Itacaré tem o melhor da combinação praia e vida noturna. Seus bares e boates funcionam o ano todo. Os ritmos predominantes são o forró, reggae e rock, e a bagunça começa tarde, geralmente a partir da meia-noite.

Praias urbanas : Bem movimentadas o ano todo, as praias urbanas de Itacaré abrigam campeonatos de surf, mas também reservam espaço para as famílias que procuram locais de fácil acesso e com águas calmas. É o caso das praias da Concha, da Ribeira e do Resende.

Urbanas: Praia da Concha, Praia do Costa, Praia do Coroinha, Praia da Ribeira, Praia do Resende, Praia da Tiririca.

Praias rurais: São as mais bonitas de Itacaré. Graças a sua dificuldade de acesso, mantêm-se intocadas. Para chegar à elas, converse com um guia. As trilhas passam por bifurcações, tem pouca sinalização, podem cruzar cachoeiras e propriedades particulares. Mas a recompensa pela caminhada é certa, pequenos pedaços de paraíso, ensolarados e praticamente desertos estão a sua espera.

Rurais:Prainha, Engenhoca, Itacarezinho, São José, Jeribucaçu, Hawaizinho, Siriaco, Serra, Pontal, Patizeiro.

 

Características das Praias de Itacaré

Mar: excelentes ondas, água morna, piscinas naturais.

Areia: a maior parte das praias da região possui areia fina, branca e solta.

Público: jovens, surfistas e aventureiros. Casais e famílias também podem curtir a região.

 

Modalidades: surf, stand-up paddle, rafting, moutain bike, arvorismo, trilhas e rapel.

Trilhas: nas praias de Itacaré há várias opções de trilhas que levam a praias maravilhosas como a Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Jeribubaçu. Na maior parte delas você ainda pode tomar um banho de cachoeira ou córrego pelo caminho.  Solicite o acompanhamento de um guia, pois são consideradas de nível médio.

Onde comer: restaurantes de padrão internacional na cidade e barracas nas praias urbanas. Nas mais afastadas, leve um lanche pois pode encontrar apenas vendedores de petiscos ou restaurantes isolados e caros.

Onde ficar: resorts refinados, pousadas agradáveis.


Dicas para quem vai visitar as Praias de Itacaré:

• Não deixe de admirar o pôr-do-sol na Ponta do Xaréu, Praia da Concha.
• Opte por hospedagens que ofereçam um bom café da manhã para encarar as trilhas e a falta de estrutura em algumas praias.
• Hospede-se próximo às praias rurais, pois há hotéis que oferecem transporte rápido e gratuito para algumas delas.
• A praia da Tiririca é o ponto de encontro dos surfistas.
• A região de Itacaré é excelente para quem pratica ou quer aprender o stand-up paddle. Os mais experientes podem remar pelos costões e correm o risco de encontrar tartarugas ou golfinhos pelo caminho.

 

Veja também: