Praias de Madre de Deus – Bahia

30173



Já pensou passar dias inesquecíveis em uma ilha rodeada por mar muito azul, calmo e morno? Apenas 100 metros separam a antiga Ilha dos Curupebas, hoje Madre de Deus, do continente, e que são atravessados por uma ponte construída na década de 50, quando foi instalado um terminal marítimo da Petrobras.

Quando a maré está baixa, no entanto, é possível percorrer essa distância a pé. Situado na Baía de Todos os Santos a 63Km da capital, na Região Metropolitana de Salvador, o caminho para chegar a esse pedacinho verde e azul de paraíso passa pelos municípios baianos de São Francisco do Conde e Candeias e vive lotado, afinal ele é a praia mais próxima da região: na alta estação a população chega a dobrar, reunindo até 40 mil pessoas nas praias de Madre de Deus.



Como não poderia deixar de ser, ao lado da pesca artesanal o turismo é a maior atividade de Madre de Deus. Várias surpresas aguardam, os visitantes, como o Festival de Música, Teatro e Esportes, que acontece há 13 anos entre janeiro e fevereiro atraindo milhares de pessoas, e a gastronomia. Impossível resistir e não se deliciar com alguns dos pratos típicos, como a moqueca de peguari, caldo de sururu, mariscada, sambá e siri-mole empanado e frito, delícias da terra.

O município, na verdade, engloba ainda as ilhas de Maria Guarda (de apenas 1Km de extensão) e Coroa do Capeta (formada por um banco de areia, mas bem frequentada por turistas e moradores) e das Vacas (particular, com apenas uma casa colonial), para onde é possível ir de barcos alugados.

Há uma  fantástica diversidade de ecossistemas, com manguezais, restingas e Mata Atlântica, e o artesanato é um capítulo à parte, com belas peças de madeira, renda de bilro, tapeçarias e conchas. Já o casario arquitetônico do século XIX, preservado ao longo das ruas, empresta um charme irresistível ao lugar: vale a pena visitar a Igrekja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, de 1670, e a Casa dos Dois Leões, por exemplo. Pela cidade estão espalhadas ainda as belas fontes de Ouricuri, do Jauá, da Quitéria e do Dendê.

Praias de Madre de Deus – Bahia

Urbanas, as praias da Costa, Cação e Ponta do Suapeficam no lado sudeste da ilha e oferecem ótima infraestrutura turística, com calçadão, muitas barracas padronizadas com quitutes, pratos típicos, petiscos e cerveja gelada e ciclovia. Ao todo são 3,5Km de praias, onde a Praia da Costa, muito tranquila, é a mais frequentada. Já a Praia da Ponta do Suape, apesar da rara beleza, é proibida para banho.


Gostou da Praias de Madre de Deus ?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: