Praia de Camboinhas – Niterói

46321



Situada na Região Oceânica entre as praias de Itaipu e Piratininga, a Praia de Camboinhas se destaca por uma orla belíssima, com quiosques muito bem estruturados, calçadão e até uma aldeia indígena no seu canto esquerdo.



O bairro é considerado de alto luxo e tem apenas uma entrada e uma saída principal, onde fica um DPO, e uma pequena estrada secundária que dá acesso a Piratininga. O transporte público não entra no bairro, basicamente residencial.

Lá há um apenas um pequeno shopping e pouquíssimos bares mais antigos, anteriores à legislação atual que restringe o comércio.

A Praia de Camboinhas não costuma apresentar ondas altas, exceto em épocas de ressaca. As águas são limpas e verdes claras, transparentes.

À tarde o calçadão fica repleto de pessoas caminhando, correndo ou pedalando na ciclovia. Assim como Itaipu, fica a menos de 1 hora do Rio e a cerca de meia hora do Centro de Niterói.

O nome vem de uma frutinha muito comum da região, mas também tem relação com o navio Camboinhas, que em 1958 vinha da Argentina e teve que ser rebocado na altura na restinga de Marambaia.

Só que o cabo do reboque partiu e o navio acabou à deriva, encalhando na então Praia de Itaipu, cujo trecho, de 2.600 metros, passou então a ser chamado de Praia de Camboinhas.

Dicas do que fazer na Praia de Camboinhas – Niterói

As ruas são as áreas de estacionamento, que contam com flanelinhas. Entre as casas, mansões ocupam a orla, mas há algumas pousadas e dois grandes hotéis.

Os quiosques da praia, no entanto, são muito bem estruturados, com grandes áreas cobertas, karaokê e serviço na areia, sendo conhecidos pelas festas de réveillon que produzem: na época, é possível ver os fogos de artifício na Praia de Copacabana, que se avista no lado direito da Praia de Camboinhas.


  • Mar: Águas claras e verdes, transparentes. Ondas pequenas.
  • Areia: Branca, firme e limpa.
  • Público: Famílias, principalmente, e turistas do Rio. É uma das praias favoritas dos cariocas que atravessam a Baía da Guanabara.
  • Modalidade: SUP, body board, jet ski
  • Dicas:
    • Vá de carro ou prepare-se para andar: da entrada de Camboinhas até a praia são XXXX Km.
    • Dê um pulo na aldeia indígena, lá é possível conhecer uma oca de verdade e comprar artesanato feito pelos próprios índios, colo colares, brincos e cestarias.
  • Trilhas: Há uma pequena trilha que sai da entrada secundária de Camboinhas, no lado esquerdo, até a Praia do Sossego, cujo único outro acesso é por mar.
  • Onde comer: Muitos quiosques bem equipados e o shopping, logo na entrada do bairro. No hotéis também há restaurantes.
  • Onde ficar: Pousadas, hotéis e casas de veraneio
  • Praias próximas: Praia de Itaipu, Piratininga e do Sossego

Gostou da Praia de Camboinhas – Niterói?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: