Praia de Ramos – Rio de Janeiro

9475



Ela já foi limpa, suja, já ganhou piscinão, em 2013 um grande jornal anunciou que suas areias eram mais limpas que as de Ipanema. Já foi cantada, filmada, cenário de novela, afinal, na Praia de Ramos, “cada mergulho é um flash”. Nas margens de uma das vias mais famosas do país, a Avenida Brasil, a Praia de Ramos é um dos redutos de encontro mais tradicionais das famílias do subúrbio carioca – apesar de estar poluída desde os anos 50 e ser considerada imprópria para banho desde a década de 80. Mas com a chegada das Olímpiadas 2016, no entanto, a expectativa é que 80% dela esteja despoluída até lá, já que a Baía da Guanabara será palco de várias competições.



Em 2001 a Praia de Ramos voltou a viver dias de glória ao ganhar o Parque Ambiental da Praia de Ramos, com o famoso Piscinão que, além da imensa piscina propriamente dita, integra ainda quadras de esporte, áreas de lazer com churrasqueiras e mesas para jogos, quadras de esporte, praças com brinquedos e até uma lona cultural. Entre os anos 70 e 80 a Praia de Ramos era muito popular, mas a partir de então os altos índices de poluição afastaram mesmo os moradores mais antigos.

Dicas de Praia de Ramos

E não é à toa: a praia recebe o esgoto que chega do Canal do Cunha, do Fundão e da Penha, além de toda a poluição da Baía da Guanabara. Quando o imenso lago de água salgada foi criado com mais de 26 mil m², a Praia de Ramos chegou a receber 60 mil pessoas nos finais de semana. Hoje esse número mal chega a 30 mil nos meses de verão, principalmente os moradores da Favela da Maré, que se formou no entorno da Praia de Ramos e que é a sua principal porta de entrada.

Mar: Sujo, escuro, de águas paradas e poluídas

Areia: escura e poluída

Público: A maioria moradores do bairro e dos subúrbios vizinhos

Modalidade: Futebol, futevôlei

Onde comer: Vários quiosques, barzinhos e restaurantes com comida de botequim e caseira

Onde ficar: Há quartos para alugar e hoteizinhos na Favela de Ramos, que faz parte do Complexo da Maré

Praias próximas: Praia do Galeão e de São Bento, na Ilha do Governador.

Gostou da praia Praia de Ramos?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.


 

 

Veja também: