Praias de Florianópolis – Melhores Passeios e Trilhas

218663



As praias de Florianópolis podem ser consideradas um dos lugares mais belos do Brasil. A ilha, que é capital de Santa Catarina, possui cerca de 100 praias, muito delas pouco exploradas e cercadas de natureza selvagem. Florianópolis, conhecida como Ilha da Magia, possui o quarto melhor índice de qualidade de vida do Brasil, oferecendo uma ótima estrutura para os milhares de turistas que a visitam todos os anos. Dentre as coisas construídas pelos homens, conta como maior símbolo uma marcante ponte construída em 1926, denominada Ponte Hercílio Luz.

Dentre as belas praias de Florianópolis, onde muitas constam entre as melhores praias do país, muitas não possuem ainda nem nome de tão desconhecidas que são. As praias do norte da ilha são as que apresentam pior índice de qualidade de água, mas as belezas naturais se espalham por todo o território. A maioria das praias possui água cristalina, variando bastante na força das ondas, onde algumas possuem mar bastante agitado onde são realizados campeonatos de surf e outras possuem águas amenas que mais parecem lagos.



O clima local não é muito quente, apresentando médias de 26 ℃ a 31 ℃ nos meses quentes e de 7 ℃ a 12 ℃ nos meses mais frios. Além disso, as praias de Florianópolis apresentam temperatura de água relativamente baixas, por isso a maioria dos turistas passam grande tempo na areia, admirando as lindíssimas paisagens.

Dicas para quem vai para as Praias de Florianópolis:

• Algumas praias de Florianópolis apresentam deliciosas trilhas que levam para lugares onde as paisagens são lindíssimas, por isso é interessante sempre acordar cedo para não ter que retornar do passeio no escuro da noite. Leve repelente para poder realizar os passeios com mais tranquilidade.

• Não deixe coisas de valor em seu carro quando for visitar as praias. Evite deixar seu carro estacionado em lugares muito isolados.

• Muitos restaurantes de Florianópolis apresentam frutos do mar capturados no local, por isso são bem frescos. Aproveite, pois os pratos para duas pessoas não costumam ser caros no centro da cidade.

• As praias de Floripa contam com ótimos e divertidos Hostels. Se você busca diversão aproveite, pois muitos jovens turistas costumam se hospedar, é uma divertida forma de conhecer novas pessoas.

• As praias de Florianópolis são bem limpas e preservadas. Então se for levar alimentos para a praia, não se esqueça de recolher o lixo antes de ir embora.

• Leve protetor solar, pois em dias mais quentes a temporada local costuma ser bem forte.

• Algumas praias de Florianópolis são utilizadas para a prática profissional de Surf. Evite nadar em lugares mais fundos, buracos e rochas não são tão difíceis de serem encontradas nas águas da ilha.

Trilhas ecológicas das Praias de Florianópolis:

Trilha da Barra à Galheta: O início da trilha começa logo após a ponte pênsil sobre o Canal da Barra. São quase 2 horas de caminhada, subindo a montanha até o farol da Barra da Lagoa. O solo é seco e bem rochoso, apresentando a presença de alguns cactos.

Trilhas da Campeche: A principal trilha sai da praia em sentido Sul e leva à Caverna dos Morcegos. São quase duas horas de caminhada lenta, passando por uma densa mata nativa que leva até a caverna. É preciso ter cuidado ao entrar na caverna, pois o chão é escorregadio. Outra opção de trilha é uma que sai aos  fundos das instalações do Clube Couto Magalhães, conta com curiosas inscrições rupestres de civilizações de 5 mil anos.

Trilha da Lagoinha do Leste: A partir do costão direito da Praia do Matadeiro acaba a areia e surge a trilha.  São aproximadamente 3 horas de caminhada dentre a Mata Atlântica nativa e bem densa. O caminho é bem demarcado e no topo da trilha há um simpático mirante que guarda uma vista inesquecível da ilha. O solo úmido é resguardado com muita sombra. Para quem se aventurar pela ilha, há como surpresa uma das mais belas praias do país. Comece a trilha pela manhã. Como opção mais leve para chegar à esta praia, há uma trilha de quase 1 hora que sai do Pântano Sul, os moradores locais conhecem bem o caminho.


Onde comer em Florianópolis:

A ilha de Florianópolis conta com ótimos restaurantes para todos os bolsos. A diversidade e a qualidade dos pratos peixes servidos é bem alta. Deliciosos peixes recheados são servidos com sucos e drinks para turistas do mundo inteiro. Também é possível encontrar restaurantes que  servem carnes vermelhas, assim como casas para vegetarianos. Alguns fast-foods também estão presentes.

 

Veja também: